terça-feira, 25 de agosto de 2015

Inicio do projecto

Para se dar a etender a origem deste blog, será necessário conhecer a história que está por trás. No entanto, esta é extensa e para quem nao acompanhou do inicio , será colocado aqui um pequeno resumo (muito curto) para se ter uma ideia. Mais detalhes poderão conhecer à medida que exploram o blog ou a página parceira no Facebook.

De forma geral, a ideia de criar um blog surgiu com o crescimento da página no facebook Desta Vez não é um Cravo é uma Cerveja, que poderão visitar clicando no link.



 A histrória dessa página, por sua vez, iniciou-se quando surgiu a necessidade de denunciar actos de discriminação contra indiviudos de etnia cigana em Portugal.

 Depois desse ocorrido, resolveu-se publicar testemunhos que podem ser cosultados visitando a página no facebook ou através da página dedicada aos mesmos neste espaço ,e que são  escritos na primeira pessoa por parte de mulheres ciganas, em que relatam,por um lado, a sua experiencia com discriminação, e por outro dão a mostrar que os individuos de etnia cigana tem uma realidade muito diferente da que ditam os estereotipos.

 Com o desenvolvimento da página, reparou-se na necessidade de dar voz a muito mais individuos de etnia cigana, por vários motivos. Por essa razão decidiu-se iniciar a publicação de crónicas em que individuos de etnia cigana darão a sua perspectiva sobre assuntos da actualidade.

 A vontade é grande de fazer vingar este projecto que pretende desconstruir estereótipos, acabar com os preconceitos através da informação e dar a conhecer a verdadeira realidade cigana. Esperemos que nos acompanhem nesta nova etapa e que ajudem a que este projecto chegue a bom porto com os seus objectivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário